
Isto aconteceu com um cão de rua chamado Yodo, que a dada altura quase desistiu, mas, como uma luz ao fundo do túnel, pessoas de bom coração apareceram na sua vida para o ajudar a superar as suas dificuldades. A história de Yodo é complicada, mas felizmente pelo menos tem um final feliz.
Yodo foi ajudado pelo Instituto Karemelo, uma organização dedicada ao resgate de animais, à sua recuperação e, em última instância, à adoção. Quando Yodo foi encontrado na rua, estava tão indefeso que mal se conseguia mexer. A infecção ocular impediu-o de ver plenamente e deixou-o muito inquieto e vulnerável.

Yodo foi encontrado completamente exausto, completamente enfraquecido e a perder a fé num futuro risonho. Estava muito desconfortável, mas quando a equipa de resgate se aproximou dele, encontrou forças para abanar a cauda em sinal de saudação. No estado em que se encontrava, muito magro, coberto de sarna, com os olhos fechados por causa de outra infecção, conseguiu levantar-se com todas as suas forças, como um verdadeiro guerreiro que não estava preparado para desistir.
Banhos terapêuticos, ecocardiogramas, ecografias, exames e analgésicos passaram a fazer parte do seu quotidiano e causaram-lhe muitos transtornos. Apesar de todas as dificuldades de saúde, Yodo suportou com firmeza todas as manipulações e nunca se permitiu ficar fraco ou desanimado. Ele precisava não só de tratamento, mas também do amor das pessoas que o rodeavam.

Este gentil cão conseguiu conquistar o coração dos colaboradores logo no primeiro dia em que foi contratado e, desde então, tem sido rodeado de carinho e atenção, ajudando a restaurar a sua saúde. Enquanto Yodo estava no hospital a receber tratamento médico, a sua história chamou a atenção de uma pessoa de bom coração que gostou do bebé e decidiu pagar os seus cuidados.
Após quase três meses de tratamento e reabilitação, Yodo recebeu finalmente alta do hospital e foi oficialmente adotado por Mauro e pela sua querida família. O mesmo homem que pagou o tratamento acabou por adotar Yodo após a sua recuperação. Yodo vive agora com Mauro, a sua mulher Ana, a sua filha de nove anos e outros dois cães. Esta é uma família experiente que teve cães durante toda a sua vida, por isso sabe exatamente como cuidar deles.
